Capoeira

12 Atletas

O GROB contribuindo para o seu movimento "Olival Basto a mexer", criou a modalidade em Outubro de 2020.
 

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que combina artes marciais, música, acrobacias e dança na realização golpes e movimentos rápidos, complexos e únicos, que requerem uma grande quantidade de força e flexibilidade corporal. Dessa forma, os praticantes de capoeira geralmente apresentam uma excelente forma física e bem-estar, pois as acrobacias e movimentos não estimulam apenas o corpo, mas a personalidade e o estado mental.
 

Desenvolve a força corporal e a flexibilidade:

Durante a prática de capoeira é necessário utilizar frequentemente os braços, as mãos e o abdominal para conseguir realizar acrobacias e poses ágeis, que resultam num uso constante dos músculos da região superior do corpo. Este uso frequente dos músculos estimula as fibras musculares e aumenta o fluxo sanguíneo, melhorando a força muscular e levando a um crescimento rápido do volume muscular.

Além disso, devido à realização de movimentos complexos, os praticantes de capoeira desenvolvem uma extraordinária flexibilidade ao longo do tempo, que não permite apenas fazer figuras mais difíceis, mas que reduz o risco de lesões.
 

Reduz o stresse e a ansiedade:

A capoeira é feita ao som de música, que segue um ritmo semelhante ao do movimento corporal, desta forma o praticante de capoeira sente uma sensação de relaxamento corporal e mental, mesmo após realizar acrobacias difíceis. 
Após o treino de capoeira, o corpo ainda começa a libertar uma grande quantidade de endorfinas, que são neurotransmissores responsáveis por melhorar o humor.
 

Ajuda a emagrecer:

Para fazer capoeira com sucesso é necessário uma grande quantidade de energia, pois, durante a prática deste tipo de desporto, o corpo está em constante movimento. Isto, combinado com os movimentos repetidos das acrobacias, tornam a capoeira um exercício de cardio intenso, que aumenta muito a taxa de queima de gordura, mesmo depois de terminada a sessão de capoeira.
 

Melhora a confiança e auto-estima:

A capoeira é uma forma perfeita de melhorar a auto-estima e a confiança, pois, além de melhorar a forma física, também produz uma sensação de coragem quando já se domina alguns dos movimentos corporais mais complexos.
 

Promove a interação social:

Normalmente, os grupos de capoeira funcionam como uma família, na qual existe um grande espírito de ajuda para melhorar os movimentos corporais e as acrobacias. Além disso, como são necessárias várias pessoas para fazer a roda de capoeira, também é possível conhecer novas pessoas de locais e culturas diferentes.

 

O responsável da modalidade é o professor Bandas da Associação Agbara de Capoeira.
As aulas são na sede do GROB nos seguintes horários:

- Terças e Quintas das 20:30 às 21:30
 

É uma modalidade de baixo risco em relação ao Covid-19 no qual todos os participantes estão a 2 metros de distância uns dos outros estando neste momento as aulas limitadas a um máximo de pessoas.
 

O clube tem ao dispor de todos uma coluna de som para o acompanhamento da aula.